Mercado de trabalho: Você está preparado?

ABC SEGUR entrevista Áurea Grigoletti

MERCADO DE TRABALHO: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

  • Qual é a maior dificuldade das empresas na contratação de pessoas?

Com a rapidez com que ocorrem as mudanças, as empresas passaram a buscar profissionais melhor preparados e capazes de acompanhar, se adaptar e, inclusive, promover essas tais transformações. Apesar de estarmos conscientes que este caminha não tem volta, parece-me que poucos entendem a necessidade de se preparar para segui-lo.

As empresas buscam pessoas comprometidas com o próprio desenvolvimento e motivação, e capazes de ajuda-las a acompanhar as novas tendências, porém, ainda encontram, inclusive entre os mais jovens, profissionais que esperam que as empresas façam por eles aquilo que é responsabilidade de cada um: cuidar de seu próprio desenvolvimento, aprendizado e carreira.

  • Por que muitas pessoas, mesmo qualificadas, sentem dificuldade em conseguir se posicionar no mercado de trabalho?

Aqueles qualificados tecnicamente, mas que ainda encontram dificuldade em conseguir se posicionar no mercado de trabalho, devem preocupar-se em analisar suas atitudes quando participam de processos seletivos.

Hoje, algumas áreas de Recrutamento e Seleção já se preocupam em analisar muito mais a questão comportamental do que a técnica.

A questão comportamental, muito mais subjetiva, requer experiência e grande sensibilidade para ser entendida pelo Selecionador e hoje tem sido fator importante de decisão das empresas na aprovação ou não de candidatos.

  • Em períodos fracos de contratação, no que a pessoa que busca emprego deve investir?

Em qualquer período devemos investir em aprendizado, atualização, aperfeiçoamento. Todo profissional tem que ter isso em mente. Se achar que basta concluir alguma formação para estar qualificado para o mercado de trabalho, em breve estará completamente defasado. Já foi a época em que um certificado de graduação em alguma universidade qualificava o profissional. Hoje em dia, tendo em vista a rapidez com que ocorrem as mudanças, passados alguns meses, ou dias, o profissional que não as acompanha, deixa de ser competitivo.

  • De que forma conhecer as novidades e o mercado onde deseja atuar pode auxiliar na busca de emprego?

Com tantos recursos disponíveis nos meios eletrônicos, é quase impossível não saber muito sobre a empresa onde pretendemos trabalhar, ou aquela que está nos convidando para um processo seletivo. Ter conhecimento do mercado onde se quer atuar, permite-nos decidir se, de fato, é o lugar onde queremos estar nos próximos anos e, também, nos dá a oportunidade de termos mais conteúdo. Entrevistadores e executivos gostam de saber que o candidato se preocupa em conhecer a empresa, seus produtos, sua missão, visão, valores… sua história.

  • Que postura o futuro profissional deve adotar para se diferenciar e conquistar a tão sonhada vaga?

Diferente é aquele candidato que se identifica com os valores e estilo da organização e tem algo mais a oferecer além do que se requer. Entre contratar alguém que está exatamente de acordo com o que precisamos e alguém que pode fazer melhor e trazer novas ideias, qual será a preferência da contratante? As empresas esperam desempenhos excelentes e isto só se obtém de profissionais bem preparados e engajados.

  • Quais os erros mais comuns que as pessoas cometem quando procuram um novo emprego?

Procurar qualquer emprego, aceitar a primeira oportunidade que surge, não pesquisar opções, não se preocupar em conhecer melhor a empresa na qual pretende trabalhar ou para a qual está se candidatando a uma posição são alguns dos erros mais primários. Todas estas são situações comuns, mas que deveriam ser revistas por aqueles que estão em busca de emprego. Não se preparar para a entrevista conhecendo um pouco mais sobre a empresa e a vaga também é erro frequente entre candidatos.


Perdeu o emprego, não se desespere:

  • Analise sua postura e veja o que pode ser melhorado
  • Liste opções de empresas onde gostaria de trabalhar e relacione vantagens e desvantagens de cada uma delas
  • Prepare um bom Currículo: Limpo, claro e, principalmente, verdadeiro
  • Procure empresas com valores semelhantes aos seus
  • Acione seu networking: ele pode ajudar a encontrar uma nova oportunidade e, aliás, networking se faz o tempo todo, não só quando nos vemos desempregados
  • Se colocou? Está empregado? Parabéns, mas não se esqueça, inclusive, de apoiar os colegas que ainda estão em busca de uma oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>