A simplicidade de construir sistemas competitivos

Fazendo Acontecer a Coisa Certa: A simplicidade de construir sistemas competitivos

Convivo com este tema desde o início da minha vida profissional, em 1985. Na oportunidade conheci um experiente supervisor de produção que dizia: “se tudo estiver certo é porque alguma coisa saiu errada”. Confesso que tive alguma dificuldade para compreender que não se tratava de uma brincadeira, ao contrário, o que ele dizia em tom de brincadeira era algo a ser levado muito a sério. Vieram as implementações de ERP’s, Globalização, Reengenharia, Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), 6 Sigmas e quando parecia que tudo caminhava para a simplicidade dos processos, percebe-se que ocorre exatamente o contrário: processos cada vez mais complexos e complicados! Empresas apresentando dificuldades em sua administração e desempenho distante do ideal. Gasta-se mais tempo para percorrer os procedimentos complexos do que buscando resultados. Ninguém sabe quem responde pelo quê e quem decide o quê. Com tantas boas ferramentas disponíveis, deveríamos ter avançado muito mais na competitividade de nossas empresas. É urgente e necessário que se encontre soluções, simplificando nossas vidas e nossos processos! É importante selecionar as coisas certas a serem feitas e não podemos esquecer que muitas delas precisam ser feitas rápida e corretamente. A solução é criar estratégias de simplificação, voltadas para a otimização dos processos e, sobretudo para novos hábitos gerenciais. Estes hábitos gerenciais devem ser inspirados na liderança coach, do líder que treina e que valoriza a sua equipe e o processo de desenvolvimento de todos. A falta desse tipo de liderança agrava o problema. Quantos trabalhos são realizados nas organizações que servem apenas para atender o capricho de determinado executivo ou área. Uma vez, somente com a padronização dos relatórios gerenciais, economizamos centenas de horas de trabalho de uma secretária. O modelo mental utilizado na formulação dos nossos processos também precisa ser revisto. O modelo utilizado pelos sistemas convencionais não aderem às necessidades de aumento de competitividade de nossas organizações. Os modelos convencionais nos levam rápido para lugar nenhum enquanto os sistemas competitivos priorizam o fazer a coisa certa, conduzindo-nos aos melhores resultados. A tabela abaixo, uma adaptação dos modelos apresentados na obra do Pascal Dennis – “Fazendo Acontecer a coisa certa”, mostra o comparativo dos 2 modelos:

Tipos de Comportamento Modelo Mental Sistema Convencional Modelo Mental Sistema Competitivo
Liderança Faça assim! Líder ditador. O que você acha? Líder = Mestre.
Mobilidade Somente operários vão ao chão de fábrica. Vá ver com seus próprios olhos.
Padronização Nós temos alguns padrões mais não temos certeza onde estão ou se são seguidos. Temos padrões simples e visuais para todas as coisas importantes.
Produção Mova a produção. Faça os números. Pare a produção para que a produção não pare. Faça certo na primeira vez.
Problemas Não seja pego com o problema em suas mãos. Torne os problemas visíveis.
Solução de Problemas Especialistas resolvem os problemas usando métodos complexos. Todos solucionam os problemas usando métodos simples.
Resultado Indo rápido a lugar nenhum! Fazendo acontecer a coisa certa!

 

É notória as vantagens de um modelo sobre o outro. O mais importante é disseminar os conceitos da simplicidade em todos os níveis da organização, para que todos possam entender e ganhar com os benefícios da simplificação. A pergunta facilitadora é: como conseguir colocar todos os atores “na mesma página”?

Para finalizar quero reforçar a necessidade de comemorar cada conquista. Venho utilizando nos últimos anos, a figura de um “calço” para ilustrar a importância de manter a roda da melhoria contínua sempre para um único sentido: o do desenvolvimento e crescimento.

Precisamos deixar de fazer o que não é importante e encontrar o tempo necessário para fortalecer nossas equipes.

Para saber mais indicamos:

  • Muito Além da Hierarquia – Pedro Mandelli
  • Fazendo Acontecer a Coisa Certa – Pascal Dennis

Por  Claudio Moreto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>