Desenvolvimento de Talentos Humanos e as Estratégias de Negócio

Todos nós sabemos que um dos principais desafios que as empresas enfrentam é como fazer o alinhamento entre a estratégia adotada e as competências necessárias de seus colaboradores.

Estamos na era da competitividade. Nunca se precisou tanto do que há de mais humano no indivíduo: o conhecimento, a criatividade, compreender então o significado da palavra “competência”.

Quando falamos de competência, não estamos falando somente de conhecimentos, habilidades e atitudes em um indivíduo, o famoso CHA; estamos falando também de resultados: a produção e a entrega decorrentes da sua mobilização para o trabalho. Esse conceito, permite-nos estabelecer o que é esperado das pessoas de forma alinhada aos objetivos estratégicos e às competências organizacionais, que representam a capacidade que a organização tem de combinar, misturar, integrar e transformar os recursos em produtos e serviços.

As organizações definem a sua estratégia e as competências necessárias para implementá-las num processo de aprendizagem permanente. Nesse sentido agrega-se valor econômico à organização e também valor social para o indivíduo e a comunidade, ou seja, as pessoas desenvolvem competências para o sucesso da organização, mas adquirem novos conhecimentos importantes para o próprio fortalecimento pessoal e profissional.

Há uma relação íntima entre as competências organizacionais e as individuais. Organização e pessoas, lado a lado, propiciam um processo contínuo de troca, de aprendizado.

É preciso que as empresas estejam atentas ao desenvolvimento de seus colaboradores reconhecendo as competências humanas que precisam ser adquiridas, desenvolvidas e instaladas para que os talentos estejam aptos a viabilizar as competências empresariais.

Assim, a educação corporativa cumprirá seu papel de veículo de integração e disseminação de uma cultura organizacional de competência e resultado, apoiando os talentos internos que permitirão agregar valor ao negócio, gerando resultados para a organização, seus colaboradores, clientes, acionistas e comunidade.

Saiba como podemos ajuda-lo nesta importante tarefa.

Por  Marília Neves da Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>