A importância da escolha correta de ferramentas para elevar a produtividade, associada à boa gestão de pessoas, motivaram a formatação do e1.produtividade.
Nossa proposta é criar um novo patamar de resultados operacionais com o compromisso das pessoas e dos grupos envolvidos.
e1.produtividade visa alavancar esses resultados, utilizando a aplicação simples e prática das principais ferramentas de gestão de processos e gestão operacional.
Conceito
A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir a performance organizacional de uma empresa. Uma empresa que direciona seus esforços para o aumento da produtividade é uma entidade mais eficiente e com maior probabilidade de prosperar seus negócios.
Basicamente, o cálculo de produtividade é realizado com a relação entre a produção e seus fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens ou serviços produzidos. Já os fatores de produção são definidos como pessoas, máquinas, materiais, áreas usadas entre outros, utilizados para a produção dos bens ou serviços. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fator de produção utilizado, maior é a produtividade.
Principais Ferramentas de Gestão de Processos e Gestão Operacional
- Engenharia Simultânea – abordagem sistemática sobre o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos, incluindo a integração do planejamento, projeto, produção e fases relacionadas.
- Cadeia de Fornecimento – equilíbrio dinâmico entre os participantes de uma cadeia de valor: Planejamento de Materiais, Suprimentos, Planejamento e Controle de Produção, Logística Interna e Externa.
- Filosofia Pensamento Enxuto – a busca de melhoria continua com um processo de criação de valor.
- Sistemas de Gestão da Qualidade – sistema que fornece a estrutura para melhoria contínua com o objetivo de aumentar a probabilidade de ampliar a satisfação do cliente e de outras partes interessadas.
Metodologia
Uma das principais características do e1.produtividade é utilizar o próprio conceito de produtividade no projeto de implementação. Os projetos são construídos focados no objetivo do negócio, maximizando o uso de todos os recursos necessários.
Tipicamente os projetos são baseados em 3 grandes fases:
- Fase 1 – Perfil dos Profissionais e das Equipes: Mapeamento dos perfis das lideranças do projeto e alinhamento das expectativas pessoais e profissionais da equipe de trabalho.
- Fase 2 – Planejamento do Escopo: Alinhamento dos aspectos técnicos envolvidos no projeto e métodos de aferição dos resultados. Definição do cronograma de trabalho com destaque para as entregas de cada etapa.
- Fase 3 – Execução do Projeto: Aplicação simples e prática das ferramentas necessárias para o aumento de produtividade do negócio, utilizando o estado da arte da técnica e com o compromisso de todos da equipe, pois as expectativas já foram alinhadas na primeira fase.
Compromisso da e1.conceito
Nosso trabalho busca construir uma parceria com os profissionais responsáveis por transformar desafios em grandes oportunidades.
Por Claudio Moreto