Nunca o papel do líder teve tanta importância e nunca o líder se sentiu tão solitário como nestes tempos de Home office “inesperado”.
A comunicação é a competência mais importante neste momento, e o líder precisa fazer bom uso dela.
Na prática, como funciona:
A comunicação se sustenta através de alguns importantes pilares; dentre eles, destaco:
• Linguagem (O quê? Quando? Como?)
• Relação interpessoal
• Confiança/Empatia
LINGUAGEM:
O quê?
O Líder deve passar informações para suas equipes, dar direcionamento e segurança, de forma direta, clara, transparente e assertiva. As pessoas precisam estar alinhadas a um único objetivo, e em havendo mudanças, estas precisam ser muito bem comunicadas.
O Líder precisa ter uma escuta atenta e estruturada. Precisa saber ouvir o que seu colaborador tem a dizer, estar atento ao tom de voz, às expressões, às dificuldades de cada um. Nem todos tem a mesma forma de se adaptar a este novo modelo. Cada perfil se adapta de uma maneira. Alguns terão mais facilidade de adaptação, outros, nem tanto, portanto, a escuta ativa e atenta se faz muito necessária nessa hora e para tal, é preciso criar alternativas de contatos, diferente com cada pessoa, mas que abranjam a todos na sua forma de atuar.
DICA IMPORTANTE
Pergunte ao seu liderado: “Como você quer que eu me relacione com você?” Com isso você demonstra interesse e empatia – ele sabe o que mais necessita.
Como?
As reuniões devem ser estruturadas, ter pauta enviada antes para preparação e o tempo deve ser limitado.
Reduza os e-mails. Use-os de forma prática e objetiva – somente quando, definitivamente, necessário e apenas para quem está envolvido no projeto/trabalho. Cópias para este ou aquele para conhecimento? Só se estas pessoas tiverem como contribuir.
Diminua as mensagens no WhatsApp. Use a ferramenta com cautela: temos a tendência, ao abrirmos uma mensagem, de ler todas as demais e isso nos leva a perder foco e tempo. Combine com eles a forma de utilização nos grupos de trabalho ou nos contatos individuais do WhatsApp
Quando?
Uma boa maneira de manter-se em contato e continuar a conduzir os trabalhos de forma adequada é começando o dia com uma reunião breve de alinhamento: avalie o andamento dos trabalhos, defina prazos, metas e objetivos de cada nova demanda.
Respeite o horário de entrada e saída e, sobretudo o horário de almoço de sua equipe. Cobre deles o descanso e não somente o trabalho.
RELAÇÃO INTERPESSOAL:
Considere o nível de relacionamento que você tem com seu colaborador: quanto tempo o conhece, as pessoas com quem compartilha o ambiente, seus recursos, seu perfil, suas ansiedades e necessidades.
Este é o momento de construir uma relação saudável, de perceber o nível de contribuição de cada um, de estar aberto a se colocar no lugar do outro, entender as particularidades de cada um.
CONFIANÇA/EMPATIA
Confie em suas equipes. Preparar uma equipe para ser independente é o grande ensinamento do momento. Aproveite a oportunidade!
Faça gestão por resultados. Aprenda agora e pratique para sempre. Se ainda não havia estabelecido metas de trabalho para cada um, agora é a hora. Se todos souberem, claramente, o que devem e o que não devem fazer, será muito mais fácil, tanto para eles, quanto para você acompanhar o dia-a-dia de cada um.
Home Office já era uma necessidade, até para aproveitarmos melhor o tempo, com essa quarentema, tornou-se obrigatório. Que tal fazermos desse limão uma limonada?
Marília Neves da Rocha