Você já estabeleceu sua meta pessoal para o novo ano?

Ano novo, vida nova!

É a frase mais comum de se ouvir em todas as viradas de ano, mas, vida nova sem objetivos e metas claras, é possível?

O que você está fazendo de diferente para que seu ano e sua vida sejam, realmente, novos?

Em seu livro “O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard”, Mark McComack fala sobre uma pesquisa ocorrida em Harvard no período entre 1979 e 1989. Em 1979 perguntaram aos formandos do programa de MBA:

– “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?” Apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas; 13% tinham metas, mas não por escrito e 84% não tinham estabelecido metas específicas, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Em 1989, ou seja, 10 anos depois, os mesmos pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas e constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam, em média, com remuneração duas vezes maior que a dos 84% de estudantes que não tinha meta alguma e, surpreendentemente, descobriram que os 3% de formandos de 1979 que tinham metas claras e por escrito, estavam em 1989 recebendo remuneração, em média, 10 vezes maior do que a dos demais 97%.

A diferença entre os participantes estava na clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.

(do livro “Metas” de Brian Tracy)

– “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?” Perguntou Alice ao Gato Cheshire (em Alice no País das Maravilhas):

– “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.

– “Não me importa muito para onde…”, retrucou Alice.

– “Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.

Se você não traçou seus objetivos, suas metas; qualquer caminho serve. Também é preciso saber que, quem não traça os próprios objetivos não tem do que reclamar, qualquer resultado supõe-se que seja bom.

Como dizer que está difícil conseguir o que se quer, se não sabemos o que queremos?

Você já deve ter ouvido várias vezes que pensamentos e palavras positivas atraem resultados positivos, porém, até para termos pensamentos e palavras positivas precisamos saber para onde queremos ir.

Metas claras, objetivas, bem estabelecidas, nos levam a ações mais focadas, dirigidas, favoráveis ao sucesso. A maioria das pessoas, entretanto, não têm o hábito estabelecer metas pessoais, mas não se preocupe – se você faz parte dessa “maioria”, ainda há tempo! Nascemos para evoluir dia a dia, até o fim de nossos tempos, então:

Que tal estabelecer sua meta pessoal e aproveitar os 12 meses do novo ano para realizá-la?

Faça uma boa reflexão sobre seus resultados pessoais do ano passado, analise o que fez para a sua evolução pessoal, como foi o seu ano: o que aprendeu; o que agregou à sua vida; o que fez de melhor; o que fez de diferente; o que conheceu de novo; o que gostaria de ter feito, mas não fez; o que gostaria de não ter feito, mas fez; onde gostaria de ter ido e não foi; onde gostaria não ter ido, mas foi?

Agora olhe para a frente e, diante de todas essas reflexões, procure estabelecer, pelo menos, uma boa meta pessoal, e não esqueça – uma boa meta deve ser:

  1. Específica
  2. Mensurável
  3. Atingível
  4. Relevante
  5. Tangível (com prazo determinado)

Por  Áurea Grigoletti

Últimas postagens

  • All Post
  • Artigos
  • Cursos
  • Imprensa
  • Palestras
  • Pessoas
  • Processos
  • Produtos
  • Treinamentos

Categories

Fortalecimento Empresarial

Atuamos para o seu desenvolvimento e de sua empresa, venha conhecer nosso trabalho

e1.conceito © 2009 – 2023 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Wiaweb Webmasters

ENTRE EM CONTATO

Os especialistas da e1.conceito estão prontos para tirar todas as suas dúvidas.

NOS ACOMPANHE PELAS MÍDIAS SOCIAIS

Confira todo conteúdo disponibilizado de nossas palestras e muito mais!